Conheça o Jeep Compass G2: Pontos Fortes e Fracos de um SUV Versátil!

Conheça o Jeep Compass G2: Pontos Fortes e Fracos de um SUV Versátil!
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Descubra todas as informações sobre o Jeep Compass G2 e conheça os principais pontos positivos e negativos desse modelo.

A segunda geração do Jeep Compass foi lançada no mercado brasileiro durante o segundo semestre de 2016, já como modelo 2017.

Ao contrário do modelo anterior, o Compass Mk II foi produzido nacionalmente e compartilha muitos componentes (tanto mecânicos quanto eletrônicos) com outros carros, como o Jeep Renegade e o Fiat Toro.

Antes de comprar, verifique o histórico do Jeep Compass G2!

Essa verificação é essencial para quem planeja adquirir um Jeep usado ou seminovo, pois esses veículos podem ter situações em seu histórico que causam problemas no licenciamento, na transferência e na desvalorização do carro. Algumas dessas situações incluem:

  • Débitos e restrições;
  • Acidentes (sinistros);
  • Participação em leilões;
  • Histórico de roubo e furto;
  • Chamados para recall.

Design:

Desde a primeira geração, o Compass foi inspirado no Grand Cherokee, e essa semelhança se tornou ainda mais evidente na segunda geração, embora o SUV médio tenha características próprias.

A frente apresenta a icônica grade com sete aberturas, conectando os faróis que, nas versões vendidas no Brasil, são sempre do tipo projetor, com halógeno nas versões mais básicas e bi xênon nas mais caras. Uma guia de LED em formato de L atua como luz de posição, conferindo um visual único durante a noite.

O para-choque conta com duas partes nas extremidades, que abrigam os faróis de neblina e possuem acabamentos específicos, dependendo da versão.

Na lateral, destaca-se o friso que percorre toda a parte superior, separando o teto das colunas e portas e se estendendo até a traseira, definindo a vigia da tampa do porta-malas.

As lanternas traseiras possuem uma assinatura visual singular, com um contorno de LED na parte inferior, que funciona como luz de posição.

Mecânica:

Assim como os modelos Renegade e Toro, o Jeep Compass G2 possui características já conhecidas pelo público.

Foram lançadas duas opções de motor para esse modelo: um 2.0 aspirado Flex da família Tigershark, capaz de gerar até 166 cv e 20,5 kgfm de torque, combinado com uma transmissão automática de seis marchas.

A outra opção é um motor 2.0 turbodiesel da família MultiJet, que entrega 170 cv e 35,7 kgfm de torque, acoplado a uma caixa automática de nove marchas.

Enquanto a tração oferecida no motor 2.0 Flex é apenas dianteira, o 2.0 turbodiesel conta com o eficiente sistema 4WD, que possui opção de reduzida e, em uso normal, atua sob demanda, semelhante a um sistema AWD.

Além disso, o Compass G2 mantém características típicas de modelos de sua categoria, como a suspensão independente nas quatro rodas, e possui “luxos” exclusivos, como freios a disco nas quatro rodas.

Interior:

Enquanto as linhas exteriores do Compass da segunda geração guardam certa semelhança com o modelo anterior, o interior mudou completamente, não lembrando em nada o modelo da primeira geração.

Essa mudança se deve, em grande parte, à reestruturação pela qual o grupo Chrysler e suas marcas passaram.

O primeiro Compass surgiu durante a era Daimler, enquanto o segundo foi lançado durante a era Fiat, no conglomerado mais conhecido como FCA. Por isso, tanto o exterior quanto o interior proporcionam sensações muito distintas aos ocupantes.

O antigo painel de instrumentos, com quatro mostradores analógicos e pequenas telas, foi substituído por um layout mais tradicional, com dois grandes mostradores e uma tela digital central que funciona como computador de bordo.

O volante também foi modificado e apresenta o mesmo design amplamente usado em modelos da Fiat, Dodge e outras marcas do grupo.

O painel, de maneira geral, ficou mais sofisticado, com a porção central em material “soft touch” e uma nova central multimídia, além de saídas de ar redesenhadas e novos controles para ar-condicionado, rádio, entre outros.

O Compass G2 também recebeu saídas de ar-condicionado traseiras e uma tomada de 127 V, itens raros na categoria e inexistentes em seu antecessor.

Tecnologia:

Outro ponto que passou por uma mudança drástica de uma geração para outra foi a tecnologia.

Enquanto o primeiro Compass era modesto a ponto de não chamar atenção nesse aspecto, o Compass G2 ajudou a elevar os padrões da categoria e trouxe itens que normalmente eram encontrados apenas em carros mais caros.

A lista de itens de série, mesmo na versão de entrada, inclui itens como:

  • Luzes diurnas;
  • Freios a disco nas quatro rodas;
  • Controles de tração e estabilidade;
  • Faróis de neblina; Piloto automático;
  • Volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, entre outros.

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Conforme o Compass fica mais caro, nas versões mais sofisticadas, a lista de equipamentos também se torna mais adequada à categoria e inclui itens raros no segmento, como:

  • Faróis bi xênon;
  • Teto solar panorâmico;
  • Piloto automático adaptativo;
  • Sete airbags;
  • Sistema de assistente de estacionamento;
  • Chave presencial com partida remota;
  • Alerta de colisão frontal;
  • Assistente de permanência em faixa; Sistema de som assinado pela Beats.

Principais pontos fortes:

Conforto:

O Compass G2 acomoda confortavelmente quatro adultos e é um carro agradável de dirigir. A suspensão absorve bem as imperfeições da estrada e os assentos permitem que todos viajem sem reclamações.

Tecnologia:

Embora as versões mais básicas sejam mais modestas, as versões mais caras oferecem um pacote completo de itens e não deixam espaço para muitas lacunas. O Compass G2 pode ser um dos modelos mais bem equipados de sua categoria.

Habilidade off-road:

O Compass é o único de sua categoria a oferecer uma versão com verdadeira aptidão para o off-road, além de ser o único a contar com motorização a diesel, que é a mais adequada para o modelo, proporcionando bom desempenho e economia de combustível.

Principais pontos fracos:

Motor Flex:

O Compass é um carro pesado, o que faz com que o motor 2.0 Flex não seja suficiente para proporcionar uma condução eficiente.

Porta-malas:

Embora haja bastante espaço para os passageiros no Compass G2, o mesmo não pode ser dito sobre o espaço para bagagens.

O porta-malas de 410 litros é um dos menores de sua categoria e pode ser insuficiente para viagens em família, por exemplo.

Seguro:

O Compass é um carro muito visado para roubos, especialmente nas versões com motor a diesel, o que pode encarecer significativamente o seguro, dependendo do perfil do proprietário.

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